GESTÃO DE PROCESSOS - BPM


Em 2002, os autores Peter Fingar e Howard Smith, lançaram o livro Business Process Management –The Third Wave (Gerenciamento de Processos de Negócio – A Terceira Onda). O material estabelecia conceitos e diferenças entre 3 “ondas” da gestão moderna fortemente ligadas a processos. As ondas eram, na ordem:


Teoria da Contingência, Reengenharia e BPM Business Process Management.


Gestão da Qualidade Total, Reengenharia e BPM Business Process Management.


BPM Business Process Management, Gestão da Qualidade Total e Reengenharia


Taylor, Fayol e Gestão da Qualidade Total.


Teoria Científica, Teoria Clássica e Teoria da Burocracia

Falando sobre a Teoria da Burocracia, apesar de todas as críticas, é possível afirmar que ela tem algumas vantagens, tais como:

I – racionalidade com relação ao atingimento dos objetivos;

II – imprecisão na definição dos cargos;

III – agilidade nas decisões por causa da clara distinção de funções;

IV – informação discreta e somente fornecida a quem é de direito;

V – uniformidade de rotinas e procedimentos;

VI – as pessoas não são substituíveis, os cargos e funções não continuam a existir;

VII – redução de atrito entre as pessoas porque os funcionários conhecem o que se espera dele;

VIII – constância natural da burocracia;

IX – confiabilidade por causa das regras estabelecidas;

X – capacidade de encarreiramento pelo treinamento e mérito de cada um.

É correto o que se afirma em:


I, III, IV, V, VI, VII, VIII


II, IV, V, VI, VII, VIII, IX


I, III, IV, V, VII, VIII, IX, X


II, III, IV, V, VI, VIII


I, II, III, IV, V, VI, VII

Assinale a alternativa a seguir que traz corretamente a sequência de atuação da Administração por Objetivos (APO):


(1) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.


(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.


(1) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (2) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.


(1) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (4) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos.


(1) o gerente se compromete a fornecer o subsídio que o subordinado precisa para cumprir os objetivos – (2) gerência e subordinados definem em conjunto os objetivos de desempenho do subordinado – (3) o subordinado trabalha para cumprir metas e objetivos – (4) habitualmente subordinado e gerente se reúnem para nivelarem as métricas de desempenho e corrigirem distorções de rota.

A modelagem de processos de negócio é um conjunto de atividades necessárias para a criação de processos existentes (Capote, 2015).

Existem diversos padrões de notação para representação de processos disponíveis no mercado, tais como EPC, Fluxograma UML, entre outras.

Atualmente, a mais completa e utilizada é a Business Process Modeling and Notation. Dentro do BPMN, existem categorias e elementos que estão organizados em: elementos do objeto de fluxo, artefatos, objetos de conexão e Swimlanes.

Neste contexto, marque a alternativa que representa a categoria visual Rais (Lane) das Swimlanes.






A modelagem de processos de negócio é um conjunto de atividades necessárias para a criação de processos existentes (Capote, 2015).

Existem diversos padrões de notação para representação de processos disponíveis no mercado, tais como EPC, Fluxograma UML, entre outras.

Atualmente, a mais completa e utilizada é a Business Process Modeling and Notation. Dentro do BPMN, existem categorias e elementos que estão organizados em: elementos do objeto de fluxo, artefatos, objetos de conexão e Swimlanes.

Neste contexto, marque a alternativa que represeta ARTEFATOS.  






O BPM CBOK é organizado em nove áreas de conhecimento. Essas áreas são segmentadas em uma perspectiva mais ampla orientada à organização e uma perspectiva de processos. As áreas de conhecimento de BPM refletem as capacidades que devem ser consideradas por uma organização na implementação do Gerenciamento de Processos de Negócio.

Marque a alternativa que contém a área relativa a capacidade de gerenciar processos ponta a ponta.


Desenho de Processos


Gerenciamento de Processos Corporativos


Tecnologias de Gerenciamento de Processos


Gerenciamento de Desempenho


Análise de Processos

A descrição e desenho desses processos são realizados com uma linguagem específica (BPMN) que podem ser automatizadas por ferramentas próprias (BPMS). Então, de forma mais detalhada, temos:

I - BPMN - Business Process Model and Notation (Modelo e Notação de Processos de Negócio): é um tipo de notação. Por consenso, os profissionais mais técnicos utilizam BPMN;

E

II - BPMS – Business Process Management Suites/System (Sistemas Gerenciamento de Processos de Negócio) – é quando um diagrama vai para a fase de automação, ou seja, se torna um software.

Marque a alternativa correta:


As asserções I e II são verdadeiras mas a II não complementa a I.


A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.


A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.


As asserções I e II são verdadeiras e a II complementa a I.


As asserções I e II são proposições falsas.

Ainda sobre a Administração por Objetivos (APO), ou Administração por Resultados, ela tem as seguintes características principais:

I – criação dos objetivos e metas em conjunto entre subordinado e gerente;

II – criação de objetivos diferentes para cada departamento e/ou cargo;

III – promover a interligação entre os diversos objetivos departamentais;

IV – criar o trabalho humanizado;

V – foco nas métricas e controle dos resultados;

VI – avaliação contínua e revisão dos planos;

VII – gerência atuante;

VIII – apoio do staff.

É correto o que se afirma em:


II, IV, V, VI, VII, VIII


I, II, III, IV, V, VII, VIII


II, III, IV, V, VI, VII, VIII


I, III, IV, V, VI, VII, VIII


I, II, III, V, VI, VII, VIII

Dando continuidade à Teoria Neoclássica, mais especificamente as vantagens e desvantagens da centralização e descentralização, são vantagens e desvantagens de cada uma das estratégias:

I – Vantagens da centralização: as decisões são mais alinhadas com os objetivos e metas organizacionais;

II – Desvantagens da centralização: a comunicação flui até bem de cima pra baixo, mas de baixo pra cima não flui;

III – Vantagens da descentralização: existe maior falta de uniformidade de decisões, pois as decisões que antes eram centralizadas, e tinham uma linha de comando só, agora são descentralizadas e diversos administradores tomam decisões de maneiras diferentes, a seus modos;

IV – Desvantagens da descentralização: melhora a motivação e a eficiência dos envolvidos, pelo princípio da responsabilidade e autoridade agindo na mesma pessoa.

Com base no exposto acima, é correto o que se afirma em:


I e IV, apenas.


II e IV, apenas.


II, III e IV.


I e II, apenas.


II e III, apenas.

A Teoria das Relações Humanas se iniciou porque havia uma crescente necessidade de se humanizar e democratizar a Administração, levando em consideração o lado humano e psicossocial dos trabalhadores das fábricas, que até então viam-se pouco representados e pouco valorizados como seres humanos. Com relação a Teoria das Relações Humanas, leia as duas asserções a seguir:

Os humanistas afirmaram que o trabalho e a eficiência dos operários estão muito mais ligados à interação e seus comportamentos dentro dos grupos que propriamente das metas e divisão de cargos estabelecidas pela empresa.

E

Afirmaram também que: os operários reagem como membros de um grupo e não como indivíduos isolados; a função da Administração é formar chefes, líderes e diretores capazes de estabelecerem relações mecanicistas e rigorosas; e o funcionário é motivado pela necessidade de ser reconhecido financeiramente, e por isso, valoriza a remuneração mais que as relações em grupo.

Analisando as duas asserções acima, é correto o que se afirma em:


As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa corretamente a I.


As asserções I e II são proposições falsas.


A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II não complementa corretamente a I.


A asserção I é uma proposição falsa, mas a II é uma justificativa correta da I.


A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Páginas: 123456789